18 de janeiro de 2009

O arqueiro

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O arqueiro
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Isabel boas falas, a flecha leva também nossa energia e quando a soltamos não temos mais controle sobre ela, por isso é importante definir bem a estratégia para alcançar o alvo. Fico feliz que você tenha inaugurado nossa interação através do blog. Abraços.

26 comentários:

  1. O papel do formador é comparado ao do arqueiro que deve se apoiar em bases sólidas (conhecimentos de mundo, técnicos, afetividade e imensa capacidade de trabalhar na diversidade.
    Nesse sentido, a flecha deve estar repleta desses saberes focalizando o alvo- alunos e professores-, para que os mesmos se constituam em pessoas emancipadas, com direiro a 'voz e vez'. No caso da criança, saber lidar com o código escrito, no que se refere ao professor que ele mobilize saberes de diversas áreas dialogando com os conhecimentos constituídos pelos alunos nas diferentes esferas comunicativas (família, igreja, etc.).

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  2. Tratar da Questão do Educador e agora propriamente da Formação do Formador, foi e está sendo uma temática inquietANTE,interessANTE e porque não ApaixonANTE?...
    Que bom que chegou a nossa vez, não é verdade??
    Fico feliz com a iniciativa de vocês.
    Estão de Parabéns!!
    Quanto a metáfora utilizada pela Gravura/escultura de Héracles-o Arqueiro do francês Emile-Antoine Bouderlle, veio bem a calhar( bem português né?), ou melhor veio de encontro com nossas necessidades(pelo menos a minha).
    Penso que a tarefa/missão do Arqueiro em ter postura, visão para com a flecha acertar o alvo deva ser o seu foco e objetivo principal sempre antenado e tomando cuidado para a resistência do ar não ser tornar um empecilho; da mesma forma que o professor, em ter seus conhecimentos, sua formação continuada, sua base cultural, seus livros, estudos e práticas pedagógicas voltados e focalizados na aprendizagem dos nossos alunos, devam ser primordiais, atentando sempre para algo nenhum atrapalhar no percurso desta viagem.
    Dessa forma penso que contribuir definitivamente para melhorar e tenter reverter o triste quadro em que muitas das nossas crianças se encontram que é a não aprendizagem e o domínio da leitura e escrita acaba por ser a tarefa do Arqueiro-professor que é a de reverter e concentrar suas habilidades e agilidades para contribuição e formação com sucesso no processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos.

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  3. Parabéns pela iniciativa. A educação é sempre um tema atual. Quando se trata de formação em serviço é importante considerar que as pratica de sala de aula em sua maioria ainda se reportam a situações de repetições sem contexto. O projeto expertese tem a finalidade de quebrar este paradigma, propondo ao professor situações de aprendizagem para que este avance e deesa forma permita que o aluno desenvolva suas habilidades e construa sua autonomia.
    Neste contexto o papel do arqueiro é nortear a trajetoria do professor, utliza o arco e flecha como instrumento para ativar a capacidade de criação dos mesmos, para que o produto final da ação de sala obtenha resultados satisifatorios e de qualidade.
    Um abraço da Rose

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  4. Que bom que vcs estão gostando do curso. Seus comentários destacam a Postura do arqueiro, interessante a percepção da resistência,RENATO, realmente, precisamos antecipar os problemas que iremos enfrentar. O bom arqueiro tem essa visão ampliada, de contexto, como comentou ROSIMAR, ao se referir ao Projeto Expertise. Link necessário!
    abs
    Lorena

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  5. Nós que somos os arqueiros, que estamos no papel de formadores temos que ter bem definido o nosso alvo e, como disse Isabel, estudarmos muito para termos bases sólidas para nos apoiarmos ao lançar as flexas, que devem ter um alvo bem definido. Nas visitas as escolas temos observado que todos estão muito ansiosos por esse trabalho e com muitas expectativas, em todos os níveis dos ciclos. Penso que esse é o nosso momento; nosso enquanto formadores e dos professores que esperam muito de nós. abs. Luiza Silva

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  6. Nossa postura diante da tarefa a nós confiada (formadores de professores) é bastante desafiadora e nos impulsiona a não termos meias dedidas diante da profissão e diante da vida.

    Maricilda

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  7. Tudo na vida exige que tenhamos direção e objetivos concretos, muitas vezes o alvo é difícil de ser atingido mas se temos segurança no que queremos a tarefa pode ser trabalhosa mas nunca impossível. Temos que ter consciência de nosso papel, acreditando sempre na capacidade de atuação de cada um. O arqueiro demonstra bem isso!!!!

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  8. A atividade me fez lembra da excelente palestra da ex-ministra Marina Silva na abertura do Forum Mundial de Educação. na ocasião, Marina Silva se comparou com o arco (força) e a flexa (sensibilidade) como elementos metafóricos importantes processo de educar e alfabetizar.
    É importante lembrarmos desta comparação quando estivermos realizando os assessoramentos e intervenções.

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  9. Está sendo muito gostoso e curioso ler os comentários postados pelos colegas, bem como a resposta aos devidos comentários.
    Tenho curtido ler os comentários e tentar identificar pela escrita dos mesmos, qual colega escreveu tal comentário.
    É engraçado como percebemos e identificamos as idéias que os colegas comungam ou acreditam pela escrita.
    E como se estivéssemos os ouvindo falar.
    É isso aí.
    Valeu!!!
    Renato

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  10. Primeiramente, parabenizo as colegas sobre iniciativa do blog, pois vai nos deixar mais interados e interligados.
    Acredito que nós os ARQUEIROS,devemos estar sempre fortalecidos com estratégias adquadas, ou em busca de ferramentas, as quais possam contribuir para que nossa FLEXA possar sempre acertar o ALVO que deve ser os professores e principalmente os alunos.
    Valeu a iniciativa!
    IZAFIRA

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  11. A metáfora do Arqueiro é muito mais de que um simples reflexão. Se nós formos analisar serve também como direcionamento profissional e pessoal.Enquanto formadora precisamos nos valer da coragem do arqueiro, inteligência, posição extratégico. O problema são as interferencias enfrentadas pela flecha. Se não cuidarmos de limpar o caminho, o alvo atingido nem sempre será o esperado.

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  12. Boas reflexões para quem inicia um curso de formação, LUIZA, MARICILDA, LUCIA, ELIENAE, IZAFIRA e VANIA. Bases sólidas, alvo bem definido, segurança, força, sensibilidade, estratégias adequadas,coragem, inteligência e posição estratégica são elementos importantes da postura do arqueiro. Sejamos, cada um de nós, esse arqueiro. Abs Lorena

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  13. No relatório final solicitamos que houvesse momentos de estudo. Gostei de ver nossa fala sendo valorizada através desta formação!
    Com relação ao primeiro trabalho realizado, chegamos a conclusão que o arco representa o aporte teórico que precisamos para intervir no trabalho realizado na escola.
    A flexa é representada pelo aluno com suas dúvidas, reflexões e indagações. Levando em consideração a meta de formar alunos críticos e com autonomia para construir seus conhacimentos.

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  14. Ao observar a imagem do ARQUEIRO, guerreiro medieval, nos deparamos com um corpo, apresentando uma atitude de enfrentamento, que para tanto deve estar imbuído de força e coragem.
    Acredito que para atingirmos o alvo do GB/Semec, é necessário sermos "Formadores Guerreiros", nos fortalecendo sempre nas interrelações pessoais, estudos/reflexões individuais e grupais e sem perder o alvo, AS CRIANÇAS.

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  15. A metáfora do arqueiro é muito interessante para se fazer uma relação com o nosso trabalho de formador (arqueiro), que a partir de nossas intervenções (arco), desejamos que os professores (flechas) possam melhorar cada vez mais e a cada ano as aprendizagens de leitura, escrita e conhecimento lógicomatemático dos alunos do CI 1º ano (alvo).

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  16. espero que como arqueiro eu consiga acertar meu alvo, os professores e alunos,e através da flexa leve conhecimento e sabedoria no intuito de alcançarmos as mudanças que tanto almejamos na educação pública do nosso municipio.
    Madalena

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  17. Fiquei muito feliz com a criação e a iniciativa deste nosso blog.
    Acredito que dessa forma poderemos nos unir e interagir mais e mais.
    Com relação a atividade que fizemos sobre a metáfora do arqueiro foi ímpar!!
    Estou ansiosa por continuar tendo este tipo de atividade e ler outros novos artigos.
    Realmente me senti como um "arqueiro"
    Pois foi o reflexo de todo nosso trabalho do Projeto Expertise durante o ano de 2008.
    Onde nosso foco era o de tentar alcançar o alvo(os alunos) com a participação dos professores(flecha).
    Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas foi um trabalho bem gratificante.
    Nele alcançamos bons resultados e esperamos dar prosseguimento a nossa meta procurando sempre acertar em "cheio" o nosso alvo que é a alfabetizaçao de nossas crianças.
    Continuemos nesse maravilhoso trabalho!!
    Ângela Maria

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  18. Gostei da comparação do formador a um rqueiro. Nós que somos formadores para lançarmos nossa flecha precisamos de conhecimento teórico/prático acerca do alvo que queremos atingir. Para tanto, nossa flecha deve ser construída em bases sólidas, logo, permeada de conhecimentos teóricos/metodológicos construídos historicamente pela humanidade sem desconsiderar os saberes de professores e alunos. Penso que assim seremos capazes de atingir o alvo com precisão. Não podemos esquecer que o lançar de flechas é um exercício, pois todo bom arqueiro vive em constante ensaio e nunca perde de vista seu alvo.

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  19. Ser formador-arqueiro, a fala de vcs, Izabel, Marta, Mauro, Madalena, Angela Maria, Socorro, expressa bem isso. Nosso alvo: alfabetizar as crianças. Principal estratégia: formação de alfabetizadores. Para termos êxito, não podemos vacilar! Temos que ser certeiros. Esse é o nosso compromisso. abs

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  20. Que bom estudarmos, interagirmos com os pontos de vista dos colegas "expertos". Adorei a iniciativa, Lorena e Cilene: bom pra vcs e melhor para nós.
    Em relação ao "Arqueiro", acredito que o arco está representado metaforicamente pelo suporte teórico e pela troca com o colega formador, que precisamos ter, a fim de termos segurança na elaboração da "flecha" estratégica, que se faz presente nas atividades e na interação teórico-pedagógica que realizamos com os professores- nosso foco, nosso alvo- a fim de que possam, com segurança, trabalhar o ler, o escrever e o conhecimento lógico-matemático das nossas crianças.

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  21. A questão da formação em serviços para professores é bastante salutar e necessário, visto que grande parte destes profissionais se setem sozinho no ambiente escolar. A troca de conhecimento que circula nos grupos tem fortalecido as práticas de deste profissional no chão da escola. A abordagem do texto de Perrenoud deixa bem claro este processo, por outro considero fundamental saber como este profissional pensa e estabelece sua prática.
    Retomo aqui a fala da cilene quando afirma que precisa conhecer o que pensam os professores para melhor ajudá-los. Neste sentido estão também as crianças. E importante saber como as mesmas articulam suas hipoteses tanto no que se refere ao ler e escrever como nos aspectos que envolvem o conhecimento lógico-matemática.

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  22. Interlocução necessária, Valeria e Rosimar, que o Grupo vem estabelecendo no curso, quando leio o que escreveram, esse texto me chega com a voz de vcs. São as inquietações legítimas dos formadores. Que daí resultem muitas aprendizagens!

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  23. O arqueiro tem um alvo , que precisa estar bem definido, só assim sua flecha terá um rumo certo a seguir, a qual entendo como sua intencionalidade. No campo educacional percebemos que muitos educadores-arqueiros não tem clareza do seu alvo e de como atingi-lo.Sua meta , então precisa ser alvo de nossa intervenção e tornar seu suporte teórico mais consistente e auxilie no processo de ação-reflxão-ação. Graça Barroso

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  24. Refletindo sobre a metáfora do arqueiro, penso no arco como os instrumentos que usamos para potencializar nossas ações junto aos professores, no sentido de favorecermos melhorias nas aprendizagens dos alunos, que é nosso objetivo maior, ou seja, nosso alvo. Sabemos, no entanto, que durante “a viagem” da flecha, deparamos com muitos obstáculos, daí a necessidade de alicerçarmos bem nossas ações para termos êxito nos momentos em que estivermos projetando e/ou planejando nossas ações.
    Valéria Risuenho

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  25. Penso que a gravura nos remete a refletir sobre nosso árduo trabalho com professores, temos um alvo a atingir e para isso precisamos de instrumentos eficazes para dar conta dessa tarefa, que é auxiliar o professor na alfabetização dos alunos em um ano. Somos o arqueiro e nossos instrumentos o arco é o impulso, nossas vontade e esforço, enquanto a flexa é o nosso conhecimento. Porém como diz a Valéria durante todo esse percurso para atingir o alvo, passamos por muitas dificuldades, mas temos que ter a força de nunca deixarmos de tentar fazer o melhor para conseguir atingir nossos objetivos.

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  26. A metáfora, nos remete a pensar no desafio a que o nosso trabalho e “anseios/ambições” nos coloca. Nós enquanto arqueiros, precisamos ter bem definido nosso alvo, e que certamente está muito claro para nós – a aprendizagem/alfabetização de todo as crianças do Ciclo de Formação 1(1º, 2º e 3º anos). O arco representando as bases es teóricas e eixos metodológico que sustentam nosso trabalho. Enquanto as flechas são as nossas ações (formação/assessoramento/avaliação/monitoramento das aprendizagens do aluno do professor e a nossa enquanto formador (este curso de certa forma é uma estratégia para promover e acompanhar nossa evolução na formação de nossa competência de formador.). Corroboro as idéias de alguns colegas de que as variáveis são muitas e que interferem e retardam o alcance do alvo. Por isso é fundamental que estejamos atentos para as dificuldades/necessidades e potenciais das escolas/professores/alunos, para que saibamos que flecha, arco e /ou arqueiro é mais adequado à situação. Quem sabe até precisamos muitas vezes mudar o foco, diminuir ou aumentar a velocidade da flecha? Falo de uma realidade que temos (Luiza e eu) vivenciado no nosso grupo de escolas/professores e coordenadores. Mas temos um lema: Desistir jamais! (valores como: tolerância, persistência e humildade talvez nunca tenha sido tão exercitado, sem perder o rigor). Tudo em nome do compromisso com a aprendizagem das crianças

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