2 de março de 2009

Voo dos ganso

18 comentários:

  1. Essa mensagem é rica e cheia de significados que servem para reflexão em nossa vida diária e consequentemente no trabalho. Um dos motivos que faz com que os gansos andem em grupo é para que todos estejam mais fortes enquanto equipe, sempre com a intenção de ajudar e proteger o outro.
    Quando um ganso adoece ou cai ferido, dois dos seus companheiros saem da formação e seguem-no para o ajudar e proteger, ficando com ele até que esteja de novo em condições de continuar a viagem, esperando por um novo bando.
    Esse sentimento de proteção e ajuda torna toda família, grupo ou equipe cada vez mais forte.

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras, Mauro, bela reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Me impressiono e ao mesmo tempo reconheço que temos muito o que aprender com a "mãe natureza". Lendo a mensagem e pensando no trabalho que ora desenvolvemos temos muito o que dizer, pois o esforço coletivo fortalece e uni os profissionais em benefício do aluno. Sabemos o quanto a coragem, o talento, o esforço, cuidado com o outro, união, reconhecer a diferença, assumir o papel de liderança proporciona a formação de um "grupo humano" que se integra em benefício de um bem comum. Hoje, a escola Donatila vive um momento de glória todo empenho do grupo caminha nessa direção.

    ResponderExcluir
  4. Já havia assistido esta mensagem em outra ocasião, mas lembrei que não basta q a mensagem seja bonita, bem feita, tem que combinar realmente com o grupo. Tem que falar a ele, ou falar dele. Acho que ela combina, agora.

    ResponderExcluir
  5. Ao refletir a mensagem percebo que ela se aplica muito bem ao trabalho do Grupo-base. Porém, para termos a sabedoria do voo dos gansos é preciso que todos somem esforços, compartilhem dos sucessos e dificuldades, busquem soluções, construam visibilidade do todo na perpectiva de alcançar com competência o objetivo almejado.

    ResponderExcluir
  6. O voo do ganso: Para convivermos em grupo temos que ter harmonia, determinação, colaboração, respeito com o outro, olhar sempre para quem realmente nos acompanha e saber socorrer nos momentos de dificuldades. Essa mensagem é perfeita. Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  7. O texto nos faz refletir a respeito da solidariedade, sabedoria e metas traçadas. Nesse sentido, trabalhar com a formação dos sujeitos/professsores demanda intensa dialogicidade entre essse elementos.
    Isso se explica pela parceria pautada em prazos, metas, que constituem o contrato didático que reiteramos com os professores a cada dia, sobretudo nos assessoramentos em sla de aula.

    ResponderExcluir
  8. Que bela mensagem!!!! Ao fazer a leitura me lembrei de algumas falas significativas dos componentes do grupo base:
    O que vocês estão precisando para o encontro?(Vera Travassos)
    Bel, posso ajudar no encontro mensal. (Maricilda Barros)
    Vamos escrever, registrar nossas experiências. Vem aí o evento.... (Isabel Rodrigues)
    São esses momentos que mostram o verdadeiro trabalho em grupo, o voo do ganso.

    ResponderExcluir
  9. A função do formador é a de orientar, coordenar, ajudar, colaborar....poderia ficar aqui citando inúmeros adjetivos...mas nesse momento não sinto que estou vivendo e andando na formação dos gansos. Os textos que li até agora sobre a formação do formador me fez pensar e refletir muito sobre os últimos acontecimentos que vivenciei nesse grupo.... A palavra grupo tem um significado muito forte ... e concordo com a reflexão do Mauro complementando: que o ganso é acompanhado pelos outros, mas ninguém voa por ele....

    ResponderExcluir
  10. Curiosamente em estudo no blog me deparo com esta parábola por assim dizer que ainda não tinha lido nem postado comentários.
    Por coincidência o ultimo comentário acima que foi o da Luiza me deixou surpreso e triste, pois ao relembramos seu depoimento na reunião de ontem 23/03 me emocionei e triste com suas palavras.
    Penso sim, que o texto não deva ser somente para leitura e reflexão, mas tambem para ser praticado.
    Acredito e vi que por diversas vezes colegas nossos ja precisaram da "asa" do outro.vamos relembrar:
    A Vânia quando machucou a perna em Mosqueiro;
    a Sônia qdo tambem caiu ao subir do onibus e machucou o pé;
    bem mais recente a Bel Santos tirando sua licença e a valeria precisando de apoio;
    a Isabel Rodrigues indo pro seu curso e a Maricilda precisando de apoio.
    Vamos ajudar a Luiza e a Vera!!
    Isso em contar de que todos os dias qdo temos duvida no computador, o Elienae, o Mauro, o Vicente,a Maricilda e a Luiza(que tem mais facilidade com a máquina) todos se ajudam mutuamente uns aos outros.
    Acho que este é verdadeiramente o espirito da solidariedade, do companheirismo e da união o que nos torna cada vez mais unidos, amigos, parceiros e integrantes do GRUPO BASE.

    ResponderExcluir
  11. Esta mensagem, bem como as imagens dos gansos tem muito, muito a nos dizer sobre a vida, o mundo, as pessoas, nós mesmos...
    Ela vem nos mostrar a grande importância que tem o trabalho coletivo, o quanto podemos aprender com o OUTRO, para o nosso crescimento pessoal e profissional.
    No entanto temos que nos permitir este aprendizado, estando sempre aberto a novas contribuições, e sendo solidário aos nossos parceiros, para que assim todos possam ter êxito em nossas ações.
    Vale lembrar que nestes três meses eu venho experimentando uma vida de ganso aqui no grupo BASE, pois todos me ajudaram quando eu precisei já que foram muitas as dúvidas e dificuldades que tive. Aproveito para agradecer a todas as "asas" que encontrei por aqui.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Linda a forma como cada um se coloca como "ganso" diante do "bando" que ora formamos o Gbase, na cooperação, unidade e realização necessária para que a formação e as aprendizagens ocorram nas escolas da SEMEC. Vamos alçar novos voos... Izafira, Renato, Luiza, Izabel, Isabel, Lucia, Socorro, Maricilda e Vania. Viram? Já somos um bando!

    ResponderExcluir
  13. Ao ler atentamente a mensagem contida nos slides identifiquei as seguintes características: cooperação; espírito de grupo; liderança compartilhada; divisão de problemas; o(s) outro(s) pode(m) oferecer um ombro amigo com palavras de motivação e ajuda. O que mais me chamou atenção foi o comportamento de, nas doenças de um ganso, alguns da formação o acompanham até que morra ou até que tenha saúde para retornar ao seu bando ou a outra formação. Acredito que estas características devam estar presentes durante nossas atuações nas escolas, pois os professores e demais profissionais que atuam no ambiente escolar precisam nos reconhecer enquanto grupo coeso que cuidar das escolas e das melhorias das aprendizagens dos alunos.
    Valéria Risuenho

    ResponderExcluir
  14. Essa mensagem toda vez que leio me emociona, pois a cooperação é uma das maiores qualidades do ser humano. Trabalhar em grupo nunca é fáci, pois são várias pessoas dierentes com crenças, pensamentos e idéias variadas. Acredito está aí a magia.A linda magia de respeitar o outro, e de ao mesmo tempo ter a disposição para ajudar. O ser humano não foi criado para viver só, precisamos um do outro vejo isso muito claro no trabalho de formação.Não é fácil coordenar um grupo de escolas e as duplas são importante para fortalecer esse trabalho. Eu e Angela temos um trabalho muito forte de parceria, ajudando uma a outra nos momnetos de dificuldades. Assim como os gansos não vamos deixar nossa revoada sair prejudicada se uma de nós tombar, sem duvida estaremos uma apoiando a outra.

    ResponderExcluir
  15. Percebo no grupo base uma direção bem definida e um coletivo com um bom "arco", ou melhor, embasamento teórico. Particularmente busco estar atenta para as necessidades do grupo, mas não desejo tomar a frente do vôo, porque tenho dificuldade com a localização espacial da minha vida.
    O bom mesmo é perceber que somos valorizados em nossas particularidades. Obrigada a todos!

    ResponderExcluir
  16. A mensagem retrata o trabalho coletivo autêntico, ressalta a relação entre o ser grupo e o ser individual/singular, bem como a importância de cada membro/sujeito no grupo. Nos faz refletir sobre a importância de elementos característicos e essenciais em um grupo de trabalho, que se identifica DEMOCRÁTICO como: a flexibilidade e dinamicidade, compartilhamento/cooperação, humildade, respeito, auteridade, temporalidade, a evidência da relação entre o provisório e o constante. Percebo que alguns são comuns ao nosso grupo de trabalho, em outros pontos precisamos avançar. Mas reconheço que é um processo de (re)reconstrução e depende do desejo e disponibilidade do grupo e de cada sujeito que o compõe.

    ResponderExcluir
  17. A mensagem reflete o espírito do nosso grupo em todos os momentos que estamos juntos. A união e alegria do grupo me fortalece para ir além. Todos somos gansos em nossa jornada.

    ResponderExcluir
  18. A mensagem nos leva a uma reflexão profunda a respeito do trabalho em grupo. Particularmente considera que solidariedade uma qualidade excepcional do ser humano, esta consigo ver no grupo ao qual participo neste momento, quero aqui expressar a minha alegria em poder estar neste grupo, e tenho a certeza que aprederei muito aqui, porque me me sinto livre e ao mesmo acolhida. Uma boa convivncia é receita principal para o sucesso de grupo.

    ResponderExcluir