22 de abril de 2009

TEMPORALIDADE E FORMAÇÃO

Leia, dialogue com a apresentação e poste suas reflexões.

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14 comentários:

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  2. Falar sobre Temporalidade e Formação particularmente foi pra mim um pouco complexo, pois tive que procurar nos meus "alfarrábios" até que consegui encontrar e compreender um pouco melhor esta questão.
    Até porque as expressoes "Esquizocronia e Cronosformação" são novas e até então eram desconhecidas pra mim.
    Tive que discutir e estudar também um pouco mais com a Cilene pra que pudesse compreender melhor.
    Bem na verdade nós somos e vivemos uma Esquizocronia, onde realmente não arranjamos e nem temos tempo pra nada(haja visto nossas atribuições).
    Ou será que temos e não sabemos nos organizar?
    Entra aqui a Teoria da Cronosformação, que compreendo que deva ser as "Organizações dos Tempos Escolares".
    Se formos levar agora pra nossa realidade compreendo que sejam os chamados "Intertíscios" ou seja os intervalos dos tempos escolares, pois o que observamos é que em nossas escolas não há essa Cronosformação.
    Vejamos um prático exemplo:
    Existem as festas da Páscoa, do dia do indio, do Carnaval, do soldado, do folclore, da independencia, da proclamaçao, do livro infantil, do natal....
    Uma infindável datas comemorativas mensais sem uma ligaçao entre si e por vezes sem fundamentação com a sala de aula com os conteúdos abordados.
    Em resumo não há um Equilíbrio, que possa articular com o sentido da temporalidade, do ritmo, das formações, das aprendizagens.
    Isto infelizmente ainda é muito presente e uma grande dificuldade que temos que vencer em nós mesmos enquanto formadores e depois em nossas escolas.

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  3. Quando li a teoria da transformação me vi imenso nessa trama complexa que é o tempo. Hoje não quero me tornar esquizofrenica com tantas tarefas a cumprie ao mesmo tempo mas então, tento buscar a direção do vetor fazendo articulação do tempo nos seus vários sentidos. Estamos sempre reclamando do fator tempo e as vezes falamos tanto que até perdemos tempo, não sei se me entendem...então dentro do limite de horas que disponho quero criar disciplina, que no meu entendimento é o que o texto chama de cronosformação (tempo aliado do nosso agir). Vou refletir mais sobre o este assunto e revisitar o blog outra vez.

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  4. Os conceitos cronosformação e esquizocronia do autor Gaston Pineau, são novos para mim, acho interessante estudar mais sobre esse Tema (Temporabilidades na Formação). A cronosformação significa a formação permanente que é inerente à evolução do ser humano e que envolve ritmo, estilo, contextos e necessidades de cada pessoa. Esse processo de formação requer organização e disponibilidade do tempo para estudo. Segundo o autor, depende da própria pessoa e de sua relação consigo mesma, com o outro e com o meio que a circunda.” É evidente que a temporalidade na Formação está relacionada com o SER/individual e o SER/coletivo, ou seja, a minha formação reflete na formação do outro e vice-versa. Refletindo sobre minha atuação como Formadora na Expertise e cursista na Formação do Formador Ecoar (Blog) vejo que necessito avançar em relação à otimização do tempo, objetividade e na definição das prioridades. Tem um autor (não lembro o nome, agora) que trabalha com a Administração do Tempo. Ele diz que ninguém dispõe de mais de 24h por dia, todos nós temos 24h/dia, nem mais nem menos. Saber administrar o nosso tempo implica em elencar prioridades, na seguinte ordem: 1- o que é importante e urgente e; 3- urgente e nem tão importantes; 3- importante, mas não urgente; 4- as outras ações menos importantes 5- as que você pode delegar a outras pessoas ou simplesmente, ignorá-las. Tenho consciência que aprender a administrar MELHOR o meu tempo, mas também não tenho pretensão em adquirir uma ESQUIZOCRONIA.

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  5. Renato, Vania e Vera bom refletir sobre o tempo. Este ano incluímos essa dimensão na formação da expertise, é o calendário que sinaliza o tempo, o tempo de aprender, nosso, do professor, das crianças. Não o tempo da desculpa, da esquizofrenia. Mas o Tempo aliado, formador, de oportunidade, da alma, tempo plural, das possibilidades, do fazer, do processo, o tempo que nos apropriamos, vivendo, aprendendo, agindo, o tempo em que construímos a história das aprendizagens. Bom vê-lo assim.

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  6. Gostei muito desta temática a respeito do tempo. fiz a leitura a alguns dias mais senti a necessidade de refletir um pouco mais a respeito do tema antes de realizar a postagem. Nas minhas reflexões lembrei de de alguns textos, como “a teoria do caos” de Prigogine, “a teoria geral da relatividade” de Einstein” ou até mesmo “o pensamento sistêmico” em “o ponto de mutação” de Capra, todos estes abordando ideias envolvendo epistemologia e temporalidade. Desta forma apresento minhas considerações que não imutaveis, pois me refiro a este momento, amanhã pode ser que não concorde mais com estas minhas palavras: nós vivemos ao mesmo tempo a Esquizocronia e a Cronosformação, e fico feliz por isso pois assim como o tempo é relativo, a Esquizocronia tambem é relativa pois depende do ponto de vista de cada um.
    discordo do texto, quando diz que “existem tantos tempos quanto seres”, pois na minha humilde opinião “existem mais tempos que seres” porque cada ser é multi-temporal, temos tempo para tudo e achamos que o tempo nunca é suficiente. Temos ou tivemos tempo para brincar, namorar, estudar, viajar, assistir um filme, trabalhar e até mesmo não quer fazer nada. Fico satisfeito que temos ou tivemos tempo para viver tudo isso ao contrário do que diz a música “epitáfo” dos titãs
    “Devia ter amado mais
    Ter chorado mais
    Ter visto o sol nascer
    Devia ter arriscado mais
    E até errado mais
    Ter feito o que eu queria fazer...”
    certamente, quem pensa assim é ou foi muito infeliz.
    De certa forma, pensando no objetivo geral do projeto Expertise em Alfabetização que é alfabetizar 100% das crianças do CI 1°ano, um ano parece muito tempo mais quando percebemos que um ano tem 365 dias e temos 200 dias letivos menos os dias enforcados os dias paralisados nos restando por volta de 180 dias letivos efetivos e um processo de 4 níveis da psicogênese a ser perpassado nos deparamos com apenas 45 dias para cada nível e então percebemos o tempo que antes era amplo agora se reduz. por isso não podemos “esperar na pura espera, pois quem espera na pura espera tem um tempo de espera vã” (Paulo Freire) devemos valorizar nosso tempo de trabalho na busca do equilíbrio kayrós proposto no texto.

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  7. O comentário feito pelo colega Elienae e o diálogo sobre o tempo com Lorena , me levou a pensar sobre a relatividade do tempo e seus determinantes, que acredito dependerem de desejos e escolhas de cada um. Daí a importância de refletir com nossos colegas de profissão, a respeito da cronosformação, em como tornar o tempo nosso aliado, para que juntos possamos redimensionar o tempo de aprender, sem perder de vista que ele é também um tempo de viver. E que para tanto, o compromisso com uma educação de qualidade - o qual está intimamente relacionado ao querer fazer/desejo – deve ter importância e urgência, na vida de cada professor, como citou a colega Vera.

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  8. Gostei muito dos comentários do Elienae, traz até música:qt interlocução!, e da Marta quando fala da urgência. Ambos remetem as ações que realizamos. As coisas precisam acontecer. Sobretudo as aprendizagens que nos ocupamos no projeto expertise. E o tempo é a energia vital para que ela ocorra. Quando o tempo acaba é a morte, quando morremos deixamos de aprender. O tempo de viver, o tempo de aprender. Isso que nos nutre, alimenta, sustenta, nos mantém vivos. Devemos fazer boas escolhas e usar nosso precioso tempo com ações produtivas, que realmente valham a pena, para não vivermos em vão, como lembrou Elienae.

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  9. Todos nós devemos ou pelo menos deveríamos ser em algum momento senhores e semhoras do nosso tempo. Realmente é "Tempo de Aprender", não deixemos passar este momento.

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  10. Fantástica essa teoria sobre o tempo, também como meus colegas não tinha conhecimento sobre o assunto "Esquizocronia e Cronosformação". Relacionando com minha recente experiência no grupo refleti que no primeiro dia, e pensei como terei tanto tempo para realizar tantas atividades?. Nossa vida e nossas ações estão sempre pautadas no "Senhor Tempo". Tempo pra estudar, para desenvolver atividades caseiras e como administrar tantas atividades em tão pouco?
    Apesar de ignorar tal teoria sempre pensei muito a respeito da temporalidade e estou de acordo com Renato, quando diz que nas escolas não conseguimos otimizar o tempo escolares com as crianças, visto uma série de atividades que ocorrem atreladas a aprendizagem dos alunos, que se não forem bem administradas podem dificultar a aprendizagem. Então temos que ter sabedoria e organizar nossa vida não em função do tempo e sim em função da vida, do que é saudável.
    Mutas pessoas dizem e algumas vezes penso também que o dia deveria ter mais de 24h e reflito se tivesse sem dúvida eu iria acumular mais atividades. E chego a conclusão "tem tempo pra tudo" o importante é você saber viver seu tempo.

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  11. Sua escrita, Rita, mostra o seu estado de aprendência que exige: autoposicionamento, questionamento e avaliação. Lindo como vc articula processos internos e externos, vivido por vc e pelos outros. O que revela uma postura Transdisciplinar, sabia?

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  12. Os slides tratam da cronosformação que é uma formação a respeito do tempo, isto porque é necessário que estejamos conscientes das distintas dimensões da temporalidade, bem como da influência dessas distintas dimensões em nossa vida cotidiana. Podemos ter, por exemplo: o tempo físico e nossas limitações; o tempo emocional e tudo que nos move; o tempo afetivo e nossas relações com as pessoas que então em nosso entorno; o tempo da alma e nosso equilíbrio espiritual; o tempo virtual e o leque de opções que a rede possibilita quanto aos acessos à informação; o tempo de aprender e as limitações presentes durante deste período de aprendizagem; o tempo de estudar; o tempo de avaliar; o tempo de reavaliar nossas posturas e modos de atuar juntos aos professores e alunos, enfim, são muitas as dimensões do tempo e precisamos ter consciência de todas elas para que possamos administrar melhor nossos tempos para não ficarmos queixando-nos da falta de tempo.
    Valéria Risuenho

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  13. Hoje quando realizei uma nova leitura sobre o texto compreendi melhor o tema, pois a cronosformação é um tema novo e requer um estudo mais atento. Percebo que nossos professores não possuem ainda esse entendimento, nossas escolas públicas estão ainda em processo de construção da qualificação do tempo de aprendizagem. Na verdade se construiu uma cultura de aproveitar o tempo para descansar e não produzir ações mais significativas. Enquanto ser humano temos que saber articular e administrar nosso tempo de forma a ter saúde mental, um tempo muito ocioso causa depressão, um tempo bastante comprometido com muitas atividades causa estafa. Então, como administrar de forma produtiva? Sabendo selecionar as prioridades e fazendo aquilo que te dar prazer, nada que é imposto sai produtivo, temos que ter metas caso contrário não teremos resultados satisfatórios. É isso que se faz necessário ainda aprender muito enquanto formadores para saber formar professores também articulados de forma produtiva com o tempo de aprendizagem dos alunos. Assim teremos uma escola também mais produtiva.

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  14. Esta temática é bastante pertinente, uma que a nossa vida esta gerida por um tempo que graças ao Nosso Bom Deus não sabemos quando este tempo pode se extinguir,por isso devemos aproveitar todas as oportunidade que temos nas 24h de todos os dias para crecermos e evoluimos, penso que desta mesma maneira o tempo de aprender dos alunos deve ser aproveitado da melhor maneira possivel, não podemos pemitir que as crianças sejam ludibriadas neste direito que é seu, portanto, devemos orientar os professores para fazer valer este direito. A utilização do tempo de aprender vai oportunizar as crianças avanços e conquistas que em outros momento fora da escola estas não teem.

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