2 de fevereiro de 2009

Atividade Interativa

Confeccione um arco e flexa bem bonito e determine seu alvo. Realize atividade em conjunto com o seu(a) parceiro(a) de assessoramento, poste reflexão sobre essa experiência.

22 comentários:

  1. A atividade foi interessante, não só pela interatividade, mas principalmente porque nos desafiou a pensar sobre o nosso papel, (enquanto formadores, o foco/alvo das nossas ações, os aportes teóricos e metodogias/estratégias para alcançarmos esse alvo. O melhor foi tratar sobre o assunto, com seriedade, criatividade e descontração.
    Vera Travassos

    ResponderExcluir
  2. A atividade me fez lembra da excelente palestra da ex-ministra Marina Silva na abertura do Forum Mundial de Educação. na ocasião, Marina Silva se comparou com o arco (força) e a flexa (sensibilidade) como elementos metafóricos importantes processo de educar e alfabetizar.
    É importante lembrarmos desta comparação quando estivermos realizando os assessoramentos e intervenções.

    ResponderExcluir
  3. A atividade foi excelente, pois proporcionou:
    Descontração na hora de confeccionar o material;
    Reflexão do trabalho realizado nas escolas no momento de se pensar no arco e flexa;
    Construção de conhecimentos após a socialização dos trabalhos.

    ResponderExcluir
  4. A atividade representou um momento de reflexão e encontro com o nosso objeto de ação que é a formação continuada de professores alfabetizadores. Refletir sobre o nosso papel, definir o nosso foco de ação, pisar em solo firme onde possamos construir metodologias eficazes que façam aprender, construindo e desconstruindo as nossas certezas, devem ser elementos presentes nesse processo de formação continuada que também é nosso.

    ResponderExcluir
  5. VERA, ELIENAE, IZABEL e LUIZA,

    Seus comentários destacam a importância do fazer para se aprender. Com isso retomamos as contribuições de Piaget, a aprendizagem mediada pela ação. Relacionando isso com nosso papel de formador, o que podemos pensar? Não é "falando" ao professor que alcançaremos a mudança conceitual necessária para que alfabetize seus alunos, mas é de uma reflexão provocada no interior de sua prática. Não acham? Esse é o nosso desafio!

    ResponderExcluir
  6. A atividade foi muito interessante e representou um marco, um momento de reflexão sobre nosso alvo.Precisamos, como educadores-formadores de atualização/fundamentação de estarmos nos capacitando para atuarmos de forma coerente e consistente, pois toda prática para ser bem desenvolvida necessita da reflexão para sua retomada com mais elementos construtivos e propositivos.

    ResponderExcluir
  7. Boa reflexão, Graça. Na formação de professores alfabetizadores, nós temos o papel de intermediar a reflexão baseada na prática, porém ela deve repercutir em novas práticas na sala de aula.

    ResponderExcluir
  8. A atividade foi miuto positiva ,pois, possibilitou reflertir conceitos e as várias visões e entendimentos dos colegas do grupo. Parabens a todos nós.

    ResponderExcluir
  9. Boa largada! A atividade foi muito interessante para darmos o pontapé inicial da formação mediada pela tecnologia do GB. Parabéns, GB.

    ResponderExcluir
  10. Madalena e Maricilda, gostei da empolgação inicial, nosso trabalho requer paixão e conhecimento. Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Uma atividade que permite um crescimento pessoal significativos, pois é só através de nossos direcionamento de ações que conquistamos alvos positivos.

    ResponderExcluir
  12. A atividade foi muito interessante, pois além de refletirmos a nossa prática tb interagi com a amiga Izabel e socializei com o grupo: excelente exercício.

    ResponderExcluir
  13. Um aspecto importante nesse tipo de atividade é a diversidade de idéias, pensamentos e ponto de vistas que surge. Foi uma dinâmica muito boa para início de ano.

    ResponderExcluir
  14. Lucia, Valéria e Mauro que bom que vcs entenderam: realizamos atividades para mediar a aprendizagem. Assim tb deve ser na proposição de atividades aos professores na formação, eles devem entender que atividades ajudam a pensar e construir conhecimento, tem uma finalidade clara, por isso não deve ser qualquer atividade,devem ser bem escolhidas. No processo de alfabetização, o importante não é só preencher o tempo da criança, mas levá-la a pensar sobre a escrita.

    ResponderExcluir
  15. A atividade foi relevante, pois permitiu importantes reflexões acerca de nosso papel como professores e formadores. Penso que a reflexão sobre a prática deve ser uma constante no cotidiano do educador, na perspectiva de vislumbrar suas necessidades de inetrvenções, de formação, de rever convicções, sem perder de vista a importância de um cunho teŕico firme,
    de discussões coletivas etc.

    ResponderExcluir
  16. O formador precisa atuar 'mirando' a aprendizagem dos alunos, por meio dos avanços nas concepções de ensino aprendizagem do professor. Nesse sentido, ele deve ter uma formação bem alicerçada, espírito propositivo e considerar a metodologia do programa a que se destina.
    Isso lhe confere segurança e credibilidade por parte dos docentes que precisam ter no formador um profissional capaz de lhe desafiar e ajudar na organização de atividades que de fato promovam o avanço dos educandos.

    ResponderExcluir
  17. Realizar a atividade do arco e da flecha foi algo bem instigante e ao mesmo tempo de explortar nossa criatividade....
    Confeccionei o arco com meu parceiro de trabalho e nas discussõs em grupo podemos perceber qual nosso papel enquanto professor-formador, algo que torna-se uma atividade que requer muito estudo e formação.

    ResponderExcluir
  18. Neste momento, tive que relembrar esta atividade(arco e flexa), e foi muito bom refletir sobre o a vivência com a colega Graça. Como estávamos começando a parceria, tivemos todo o cuidado de usar da flexibilidade do arco e a retidão da flexa para nossos objetivos em relação ao projeto Expertise. Naquele momento Mauro acrescentou a respeito da responsabilidade com nossos alvos, já que após a flexa lançada não tem mais volta.

    ResponderExcluir
  19. Não tive a oportunidade de participar desta atividade interativa de confecção de um arco e uma flecha, mas, pensando na maneira como confeccionaria este instrumento, certamente colocaria pitadas de amor, pois acredito que o amor deve estar presente em tudo que realizamos para que o resultado seja sempre o melhor possível.
    Valéria Risuenho

    ResponderExcluir
  20. Vou concordar com a Lorena"perdi o time da elaboração". De qualquer modo atividade interativa proposta unifica e aprofunda as reflexões. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Assim como a outra a atividade interativa não tive a oportunidade de participar, mas a fala e a comparação do Elinae foi fantástica, também estava presente na palestra da ex- ministra e a metáfora usada acrediro ser muito apropriada para nossas práticas com os profesores no Projeto expertise. Mas vou além, o nosso alvo, penso ser o aluno ou melhor sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  22. Realizar a tarefa do arco e da flecha me fez lembrar muito meu tempo de infância, não pelo objeto em si, mas por outros brinquedos que confeccionava em meu tempo de criança.
    Sobre a atividade achei que foi bem interessante, pois percebemos a importância tanto do arco bem com da flecha, um não funciona sem o outro, ambos tem a mesma igualdade de valor, assim como em nosso trabalho de formação, somo um ligados ao outro mas com o mesmo objetivo final que é acretar o alvo, neste caso nossop alvo sao as aprdendizagens das crianças.
    Que tenhamos sempre essa parceria, pois um trabalho de parceiros leva ao sucesso e o sucesso engrandece a todos.

    ResponderExcluir